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O objetivo deste artigo é refletir sobre a heterotopia de Medellín a partir da ficção de Fernando Vallejo, A Virgem dos Sicários, e analisar a forma como aborda processos sociais, históricos e culturais contemporâneos. Esse artigo contribui para demonstrar novas formas de pesquisa, nas quais são feitas ficções para recriar, exemplificar e contrastar a realidade contemporânea. Ao mesmo tempo, desmistifica as utopias como criações de ficção científica, aprofundando a explicação e o domínio dos medos e desejos dentro do eu e das sociedades contemporâneas.

Álvaro Acevedo Tarazona, PhD., Universidad Industrial de Santander

Profesor titular de la Universidad Industrial de Santander (UIS), Bucaramanga Colombia). Posdoctorado en Ciencias de la Educación, Doctor en Historia, Magíster en Historia de América, Especialista en Filosofía, Historiador. E-mail: tarazona20@gmail.com

Andrés David Correa Lugos, Universidad Industrial de Santander

Miembro del grupo de investigación Políticas, Sociabilidades y Representaciones Histórico-Educativas, Universidad Industrial de Santander (UIS), Bucaramanga (Colombia). Historiador y Archivista. E-mail: andrescorrealugos@outlook.com

Acevedo Tarazona, Álvaro, & Correa Lugos, A. D. (2018). Cartografias utópicas: morte e redenção na obra de Vallejo. Nómadas, (47), 109–121. Recuperado de https://editorial.ucentral.edu.co/ojs_uc/index.php/nomadas/article/view/2432

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